recent posts

banner image

Vereadores de João Pessoa discutem em Brasília partilhamento do sinal de TV para câmaras da Região Metropolitana

 O tema foi discutido por representantes da Mesa Diretora em duas reuniões nesta quinta-feira (15)


A Câmara Municipal de João Pessoa deverá disponibilizar para as câmaras das cidades da Região Metropolitana um canal para a divulgação do trabalho legislativo. O tema foi discutido por representantes da Mesa Diretora em duas reuniões em Brasília. A primeira ocorreu na Câmara dos Deputados, com integrantes da Rede Legislativa de Rádio e TV. A segunda ocorreu no Ministério das Comunicações, nesta quinta-feira (15).

O presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante), explicou que tem recebido visitas de presidentes dos legislativos municipais da Região Metropolitana, todos com pedido para que eles possam utilizar a estrutura da TV Câmara para divulgar suas sessões plenárias. Atualmente, a publicidade da atuação parlamentar destes municípios é feita através das redes sociais. Os canais, porém, são acessíveis apenas para quem tem internet com banda larga.

A Câmara de João Pessoa, por outro lado, tem um sistema de transmissão com capacidade para quatro canais com qualidade digital. Atualmente, estão em uso o 6.1, destinado à TV Câmara dos Deputados; o 6.2, destinado à TV Câmara de João Pessoa, e o 6.3, destinado à Rádio Câmara dos Deputados. A solução discutida pela Mesa Diretora de João Pessoa é destinar o canal 6.4 para a programação das Câmaras Municipais da Região Metropolitana.

Para isso, alguns pontos estão sendo discutidos tanto com o Ministério das Comunicações, quanto com a Rede Legislativa. O primeiro deles é que a estrutura disponível, hoje, possibilita que o sinal chegue com qualidade apenas às cidades mais próximas da capital, a exemplo de Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. O caminho para resolver a limitação é buscar a ampliação da potência do transmissor para que o sinal seja disponibilizado para toda a Região.

As cidades que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa, além da capital, são Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.

Os vereadores de João Pessoa tiveram reunião, em Brasília, com o diretor da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, Alexandre Carrijo Franco, e com o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão. Nos dois encontros, houve o compromisso de colaboração para que o projeto seja implementado o mais rápido possível para o beneficiamento das cidades metropolitanas.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Dinho Dowsley, presidente da Câmara Municipal; a vereadora Eliza Virgínia (PP), vice-presidente da Casa, e Tarcísio Jardim (Patriota), 2º secretário do Legislativo. O passo seguinte, agora, será a elaboração de um estudo técnico para ser encaminhado ao Ministério das Comunicações, para viabilizar a implementação das melhorias.


Vereadores de João Pessoa discutem em Brasília partilhamento do sinal de TV para câmaras da Região Metropolitana Vereadores de João Pessoa discutem em Brasília partilhamento do sinal de TV para câmaras da Região Metropolitana Reviewed by Marcone Campos on 07:04 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.