recent posts

banner image

Você Prefeito se consolida como ferramenta de fortalecimento da cidadania e empoderamento da população


 Envolver a população de uma cidade em decisões que visam melhorar os locais onde moram é um dos pilares da democracia cidadã. Em João Pessoa, uma das ferramentas que permitem essa interação é o programa “Você Prefeito”, realizado pela Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP). O objetivo? Fazer com que o povo seja protagonista de mudanças junto à gestão municipal.

 
É o que levou a estudante Jéssica Brito, de 26 anos, ir até a escola Zumbi de Palmares, no bairro Mangabeira, para votar nas eleições para Conselheiro Regional, pleito que está em andamento e faz parte do Ciclo 2021 da Participação Popular.


 
“Posso ajudar em alguma mudança para melhorar meu bairro, votando em alguém que eu confie. Quando me explicaram como funciona, fiquei mais animada e resolvi participar”, falou a estudante.
 
Morando há 14 anos na Comunidade do Aratu, a dona de casa Ingrid Beatriz, de 30 anos, conta que já viu acontecer várias mudanças e melhorias. “Acho importante participar das votações para não ficar longe das decisões e para a gente saber de quem pode cobrar. Já tivemos problemas de iluminação resolvidos, de limpeza. Tem outras que ainda não conseguimos, mas não desistimos”, disse.
 
Ciclos – As eleições para Conselheiro Regional marcam o início do Ciclo 2021 da Participação Popular. Após o pleito regional, vem o municipal. É esta articulação que vai dando corpo ao processo de participação popular, dando legalmente a possibilidade de incidência política em decisões junto à gestão municipal.
 
Sujeitos de mudança - Motivar o sentimento coletivo e incentivar o senso de pertencimento cidadão é um processo que envolve vários atores sociais. Cada um tem um papel fundamental. “É um processo de empoderamento. As pessoas devem se sentir importantes neste processo, através dos conselhos, nas visitas aos equipamentos públicos, na fiscalização sobre como o dinheiro público está sendo investido. Isto é cidadania”, explicou o secretário da Participação Popular, Thiago Diniz.
 
Com o “Você Prefeito”, complementa o gestor, João Pessoa está em sua terceira fase no que diz respeito à inserção do povo nas tomadas de decisões de interesse de toda a sociedade. Para ele, a votação expressiva que vem sendo notada neste pleito para o Conselho Regional mostra que as pessoas estão se sentindo confiantes nas ações da Prefeitura. Faltando uma semana para o fim das eleições, que será no dia 11 de junho, o número de candidatos pré-eleitos já ultrapassou a quantidade de conselheiros regionais eleitos na gestão passada.
 
“Ver as pessoas querendo participar é muito motivador. Eu não tenho dúvida que quem sai ganhando com isso é a população de João Pessoa”, disse Thiago Diniz.

Secom/JP
Você Prefeito se consolida como ferramenta de fortalecimento da cidadania e empoderamento da população Você Prefeito se consolida como ferramenta de fortalecimento da cidadania e empoderamento da população Reviewed by Marcone Campos on 06:37 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.