recent posts

banner image

Prefeitura inicia testes de sensores que devem reduzir consumo de energia em prédios do município



A Prefeitura de João Pessoa iniciou uma série de testes de uma tecnologia que deve reduzir o consumo de energia elétrica em prédios municipais. Trata-se de um sensor que identifica equipamentos ligados fora de uso, forçando seu desligamento. A iniciativa foca na redução dos gastos públicos e na economia de energia, preservando o meio ambiente.
 
“É muito bom quando você busca encontrar soluções e consegue implantar algo que beneficie a população. Estamos discutindo estratégias para tornar mais eficiente o aproveitamento energético dos prédios do município. Queremos ter um maior controle do consumo de aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos. Este compromisso de economizar energia, um recurso caro e cuja produção, muitas vezes, agride o meio ambiente, é a prova da nossa responsabilidade e olhar para o futuro", afirmou o prefeito Cícero Lucena.
 
A estratégia foi pensada na Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec) e consiste em sensores, dotados de inteligência artificial, que fazem com que equipamentos sejam desligados automaticamente quando os servidores não estiverem presentes.
 
De acordo com a secretária da Secitec, Margareth Diniz, um piloto aplicado na secretaria resultou em uma economia de 27% na conta de energia. “Esta é uma ação inteligente que queremos replicar nas demais áreas da gestão”, explicou a gestora. De acordo com ela, haverá um teste imediato em uma escola e uma unidade de saúde da rede municipal.
 
Lixo eletrônico - Outra iniciativa em fase de desenvolvimento é a disponibilização de pontos de entrega voluntária de lixo eletrônico. Para isso, a Secitec vai comprar 35 contêineres especializados no armazenamento deste tipo de resíduo, que serão espalhados por toda a cidade.

Prefeitura inicia testes de sensores que devem reduzir consumo de energia em prédios do município Prefeitura inicia testes de sensores que devem reduzir consumo de energia em prédios do município Reviewed by Marcone Campos on 05:49 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.