recent posts

banner image

Museu de Ciências Morfológicas é inaugurado na UFPB

 Abertura do espaço é momento histórico para universidade, avalia reitor



A inauguração do Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocorreu na manhã desta sexta-feira (14), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) do campus I, em João Pessoa, em solenidade prestigiada por gestores do governo do Estado e da Prefeitura Municipal, diretores e docentes de diversos centros de ensino da Instituição.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, o diretor do CCS, Prof. João Euclides Braga, e a Diretora do MCM, Profa. Monique Paiva, conduziram a cerimônia, junto com o secretário de saúde da Paraíba Geraldo Medeiros e a secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (e ex-reitora da UFPB), Profa. Margareth Diniz, representando, respectivamente, o governador da Paraíba João Azevêdo e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

Entre outros convidados externos presentes, também participou do evento o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues. Da UFPB, também prestigiaram a solenidade, entre outros gestores, a Pró-reitora de Extensão (Proex) Berla Moraes e o superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Marcelo Tissiani.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, avaliou que a inauguração é um marco na história da UFPB e uma demonstração do potencial da Instituição para abrigar espaços de valorização da ciência. “Este museu é um exemplo de como fazer uma Universidade aberta para a sociedade”, destacou o Reitor, que durante a solenidade reafirmou o total apoio da gestão à iniciativa pioneira na Paraíba.

De acordo com a professora Monique Paiva, a inauguração do primeiro museu de ciências morfológicas da Paraíba é resultado de um esforço conjunto de docentes, técnicos e estudantes, que trabalharam durante três anos para tornar o espaço uma realidade. “O museu representa conhecimento, cultura e lazer e atende a um anseio da sociedade paraibana. É uma conquista para o Departamento e para a UFPB”, declarou a chefe do Departamento de Morfologia da Universidade. A concepção arquitetônica e projeto luminotécnico foi da Arquiteta Wilma Limeira de Castro, da equipe da Superintendência de Infraestrutura da UFPB, que foi responsável também pelo projeto elétrico.

Essa relevância do MCM para a sociedade também foi apontada na fala do Diretor do CCS, para quem o museu expressa o valor da ciência, mas também tem valor cultural, citando as telas com pinturas e com bordados realizados por alunos da Universidade e que estão expostas no espaço, retratando órgãos do corpo humano como coração e pulmão. Para a comunidade acadêmica, o espaço, que faz parte da Rede Universitária de Museus da UFPB (Reumus), formada por 11 equipamentos culturais, representa um forte instrumento para as atividades de extensão, na avaliação do Prof. João Euclides.

A ex-reitora, Profa. Margareth Diniz, homenageada durante a solenidade por sua contribuição para o desenvolvimento do CCS e especificamente para a abertura do Museu, cuja obra começou na sua gestão, ressaltou que o espaço inaugurado desempenha uma importante função pedagógica para a sociedade, em virtude das áreas do conhecimento abordadas, além de ter impacto no setor do turismo. “O museu fará parte do trade turístico da Paraíba, certamente”, declarou.

Para o secretário de Saúde da Paraíba, a abertura do museu é mais uma ação que engrandece a UFPB e dá destaque à importância da produção científica, especialmente neste momento de uma tragédia sanitária em curso.

Visitação – O museu será aberto para visitação gratuita – de estudantes de escolas públicas e privadas e do público em geral – a partir do mês de junho, por meio de agendamento prévio. Os horários disponíveis para as visitas, que respeitarão os protocolos de biossegurança em virtude da pandemia, serão divulgados no site do Departamento de Morfologia. Mais informações no Instagram do MCM (@mcmorfologicasufpb).

Foto: Aline Lins

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins/Oriel Farias
Museu de Ciências Morfológicas é inaugurado na UFPB Museu de Ciências Morfológicas é inaugurado na UFPB Reviewed by Marcone Campos on 08:56 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.