recent posts

banner image

Projeto do deputado Branco Mendes quer garantir mensagens contra crime de importunação sexual em ônibus na Paraíba


 Alertar e incentivar a prática da denúncia para inibir e reduzir ocorrências de abuso sexual em transportes públicos coletivos na Paraíba. Esse é o intuito do Projeto de Lei nº 2829/2021, de autoria do deputado estadual Branco Mendes, que tramita na Assembleia Legislativa.

Sob formato de programa de prevenção, a proposta determina a colocação de placa, cartaz ou painel eletrônico no sistema de transporte coletivo estadual de passageiros, com a seguinte mensagem alusiva ao crime de importunação sexual:

 “IMPORTUNAÇÃO SEXUAL É CRIME – PRATICAR ATO LIBIDINOSO CONTRA ALGUÉM (SEM QUE A PESSOA CONCORDE) DÁ CADEIA COM PENA DE UM A CINCO ANOS – ARTIGO 215-A – CÓDIGO PENAL”.

Além disso, a mensagem deve ser afixada em local visível e de fácil localização, a exemplo de áreas de circulação de passageiros nos terminais; nos balcões de comercialização dos bilhetes de transporte público e no interior dos veículos de transporte público.

O deputado Branco Mendes acredita que a iniciativa além de estimular denúncias, irá prevenir a prática alertando um possível praticante do ato.

“Os meios de divulgação propostos na presente iniciativa permitem que a grande parte da população tenha conhecimento que tal prática de ato libidinoso constitui crime. A divulgação nos veículos de transporte coletivo, onde é comum indivíduos desqualificados encostarem propositadamente nas vítimas, é um excelente lugar para isso. Temos que conscientizar passageiras sobre como identificar esse tipo de crime e também como pedir ajuda. O transporte é público, o corpo da mulher não”, destacou o parlamentar que acredita na aprovação e sanção do seu projeto.

Vale salientar, que no mês de setembro do ano de 2018, O Presidente do Supremo Tribunal Federal, no exercício do cargo de Presidente da República, José Antônio Dias Toffoli, sancionou a Lei nº 13.718/2018, que promoveu mudanças significativas no capítulo do Código Penal referente aos crimes contra a liberdade sexual, entre as quais a criação do delito de importunação sexual.

Projeto do deputado Branco Mendes quer garantir mensagens contra crime de importunação sexual em ônibus na Paraíba Projeto do deputado Branco Mendes quer garantir mensagens contra crime de importunação sexual em ônibus na Paraíba Reviewed by Marcone Campos on 04:02 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.