recent posts

banner image

Prefeito abre semana de capacitação para o e-Ciga, sistema que vai trazer eficiência e economia para a gestão

 


O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, abriu a semana de capacitação para multiplicadores do e-Ciga, um sistema de gerenciamento de processos eletrônicos com assinatura e arquivamento que vai colocar a gestão municipal de vez na era digital. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, na tarde desta segunda-feira (10).

 
Em seu discurso de abertura do evento, o prefeito destacou que a iniciativa visa tornar João Pessoa uma cidade sustentável, moderna, eficiente, sempre na busca de melhorar a qualidade de vida de seus munícipes. “Essa é mais uma etapa de um projeto que acreditamos ser fundamental em uma gestão que busca eficiência, competência e qualidade do serviço prestado com um único objetivo: melhorar a qualidade de vida do povo. Sabemos da dificuldade nesse momento em que enfrentamos a pandemia, e um bom gestor precisa estar preparado para enfrentar emergências como as que estamos vivendo, mas se completa como um bom gestor se ele estiver pensando no futuro, pois não estamos nos limitando apenas às questões de rotina e emergência”, afirmou o prefeito.
 
A implantação do e-Ciga é a primeira fase do Projeto Papel Zero, desenvolvido dentro do Programa João Pessoa Sustentável. A ideia é otimizar processos, reduzir burocracias e trazer uma economia de aproximadamente R$ 16 milhões de reais ao ano para os cofres públicos, a além de contribuir com o meio ambiente. Antônio Elizeu, coordenador-geral da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, lembrou que “a redução de papel contribui para a melhoria da gestão pública, trazendo economia financeira e reduzindo a emissão de CO2”.
 
Soluções inteligentes e sustentáveis - A cerimônia contou com a presença de Silvio Alexandre Zancanaro, prefeito de Campos Novos (SC) e presidente do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga). Criado em 2007, o sistema tem a missão de criar soluções inteligentes e sustentáveis para a promoção de uma gestão municipal transparente e eficiente, e está presente em mais de 750 entidades de 268 municípios brasileiros.
 
“Quando se fala em sustentabilidade e economicidade, o Ciga pode auxiliar, e nos colocamos à inteira disposição. Toda nossa equipe técnica está aqui para ampliar ainda mais este relacionamento, formar multiplicadores e trazer soluções que tragam transparência e eficiência”, garantiu Zancanaro.
 
Também estiveram na abertura do evento, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, e os secretários de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Diego Tavares, e da Administração, Valdo Alves. Logo após a cerimônia, começou o treinamento da primeira turma. Até sexta-feira (14), dois representantes de cada secretaria municipal vão passar pela capacitação. São eles que ficarão encarregados de repassar o conhecimento adquirido no curso aos demais servidores.
 
João Pessoa Sustentável – É um programa da Prefeitura de João Pessoa orçado em 200 milhões de dólares. Metade dos recursos é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra é de contrapartida da Prefeitura. Este tem como objetivo geral promoção sustentabilidade urbana por meio da melhoria urbana, econômica e de gestão municipal. Seus objetivos específicos são: diminuir a desigualdade, modernizar os instrumentos de planejamento urbano, a prestação de serviços e a administração pública e fiscal.
 
Prefeito abre semana de capacitação para o e-Ciga, sistema que vai trazer eficiência e economia para a gestão Prefeito abre semana de capacitação para o e-Ciga, sistema que vai trazer eficiência e economia para a gestão Reviewed by Marcone Campos on 04:18 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.