recent posts

banner image

Pagamento com desconto de 10% do IPVA de placa com final 5 termina nesta segunda-feira (31), na PB


 O pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 10% para os proprietários de veículos de placa com final 5 deve ser feito até esta segunda-feira (31) em cota única à vista.

Os contribuintes têm ainda outras duas opções de pagamento do tributo, mas desta vez sem desconto: no parcelamento em três vezes, com a primeira parcela paga até esta segunda-feira (31); e o pagamento total do IPVA no dia 30 de julho. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) contabiliza, em seus lançamentos, aproximadamente 110 mil veículos com final de placa 5 no ano de 2021.

Os boletos do IPVA/licenciamento deverão ser impressos por meio da internet, no site da Sefaz-PB ou no site do Detran-PB. O pagamento deve ser efetuado nas agências bancárias ou no serviço de autoatendimento dos bancos; nas lotéricas; ou de forma mais prática no mobile banking.

A Sefaz-PB ampliou os locais para pagamento do IPVA, caso o contribuinte escolha, no ato da impressão no portal, a opção ‘Ficha de Compensação’. Com ela, o contribuinte poderá pagar o tributo em casas lotéricas, correspondentes bancários e em toda a rede bancária. Se a opção permanecer no Documento de Arrecadação (DAR), o pagamento ficará restrito ao Banco do Brasil.

O contribuinte precisa ficar atento também às regras da impressão para pagamento por Ficha de Compensação. A primeira delas é o tempo de espera para pagar. O boleto emitido por Ficha de Compensação necessita de até 60 minutos para ser registrado no sistema de pagamentos da rede bancária. Ou seja, se o pagamento for realizado na mesma data de impressão, em virtude das normas recentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os contribuintes vão precisar esperar até 60 minutos antes de efetuar o pagamento diretamente na rede bancária ou nas lotéricas.

As categorias como portadores de deficiência física, além da visual, mental ou autista, taxistas, veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofretistas e de motoboys até 150 cilindradas, de placa final 3, que pediram, no ano passado, a isenção do IPVA, precisarão enviar a documentação, via e-mail, até esta segunda-feira (31) para comprovar a isenção e gozar do benefício em 2021. Neste mesmo dia, essas categorias já podem requerer a isenção de 2022.

Para o cidadão realizar a comprovação via e-mail, basta anexar os documentos solicitados, em formato de PDF, e enviar para o e-mail: gerencia.itcd.ipva@sefaz.pb.gov.br. Os documentos que precisam ser enviados em formato PDF são: documento do veículo; carteira de habilitação; comprovante de residência; e o laudo médico ou a autorização de compra do ICMS. (G1)

Pagamento com desconto de 10% do IPVA de placa com final 5 termina nesta segunda-feira (31), na PB Pagamento com desconto de 10% do IPVA de placa com final 5 termina nesta segunda-feira (31), na PB Reviewed by Marcone Campos on 06:46 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.