recent posts

banner image

Instituto Cândida Vargas promove encontro online para reforçar importância da doação de leite materno

 


Na Semana Municipal de Doação de Leite Materno, o Instituto Cândida Vargas (ICV) destaca a importância desse alimento para os pequenos. Dentro da programação, acontece nesta sexta-feira (21), às 10h, o encontro virtual com gerente da atenção básica do município e diretores dos distritos sanitários para fortalecer a campanha de doação. O evento acontece até o dia 24 de março e as inscrições ainda podem ser feitas pelo link.

 
Segundo a equipe de saúde do ICV, o leite materno possui em sua composição os nutrientes e anticorpos necessários para os recém-nascidos e é considerado um alimento completo para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante, pelo menos, nos primeiros dois anos de vida. “É uma prática saudável tanto para mãe quanto para o bebê, sem falar que protege contra infecções, doenças respiratórias, má-formação da arcada dentária, entre tantos outros benefícios”, disse a diretora multiprofissional do Instituto, Alyne Soares.
 
Além disso, a amamentação também favorece o vínculo mãe-bebê, proporcionando um melhor desenvolvimento emocional e cognitivo. “Para os bebês prematuros, que nascem com menos de 37 semanas de gestação e, quase sempre, permanecem mais tempo internados para uma plena recuperação, o aleitamento materno é, sem dúvida, uma estratégia que acelera o desenvolvimento e a recuperação dos nossos pequenos guerreiros”, explicou a fonoaudióloga, Tatiane Aires.
 
Conscientização - A semana de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação do alimento. Doar leite materno é importante para os bebês, principalmente, para aqueles que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe.
 
“Pra se ter uma ideia, 1 litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Então, se uma mulher amamenta, saiba que ela é uma doadora de leite humano em potencial. Basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação e nem na doação. Se não estiver mais amamentando ou não puder doar, também pode ajudar doando potes para armazenamento, que precisam ser de vidro, de qualquer tamanho e não ter tampa de metal”, detalhou Tatiane Aires.
 
Na tarde desta quinta-feira (20), foi ministrada uma aula sobre atualização dos processos no controle de qualidade para distribuição do leite humano para profissionais do Banco de Leite do ICV. A programação ainda irá realizar uma orientação para alta hospitalar em tempos de pandemia da Covid-19. Este ano, a iniciativa traz o tema ‘Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças e sua doação traz esperança’.
 
Como se faz a doação? A mulher que amamenta e tem leite excedente, deve ligar para a Central do Banco de Leite do ICV pelos telefones: 3214-1390 ou 98795-8192 (também é Whatsapp) para informar que tem interesse em fazer a doação. Logo após, será feita uma análise do cadastro para saber se a mulher está apta a ser doadora. A central vai agendar um dia para a Rota Domiciliar ir até a casa da mãe e deixar o kit de coleta de leite materno. Após a coleta, a doadora vai agendar o dia para a central pegar o alimento.
 
Programação:
 
Sexta (21)
10h – Encontro com gerente da atenção básica do município e diretores dos distritos sanitários para fortalecer a campanha de doação.
(Público: diretores dos Distritos Sanitários) – Plataforma: DAS SMS;
 
Segunda (24)
14h – Amamentação e orientações para alta hospitalar em tempos de pandemia da Covid-19.
 (Público: profissionais da saúde) – Plataforma: ICV Conectado.
Instituto Cândida Vargas promove encontro online para reforçar importância da doação de leite materno Instituto Cândida Vargas promove encontro online para reforçar importância da doação de leite materno Reviewed by Marcone Campos on 04:40 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.