recent posts

banner image

Estudo do solo para projeto habitacional do Complexo Beira Rio teve ordem de serviço assinada nesta segunda-feira

 


A Prefeitura de João Pessoa liberou, nesta segunda-feira (10), a ordem de serviço para os estudos topográficos, sondagem e ensaios de laboratório do solo dos três terrenos onde serão construídos os conjuntos habitacionais do Complexo Beira Rio (CBR). O documento foi assassinado pelo secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares, e pelo coordenador-geral do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu.

 
É o princípio de uma grande transformação que vai reassentar 565 famílias, auxiliar 235 na compra assistida de imóveis e reformar casas em situação insalubre de outras 110 famílias. Todos terão direito ao título de posse do imóvel. Quem mora fora de área de risco e vai permanecer na comunidade também vai entrar no plano de regularização fundiária. Tudo com dinheiro do Programa orçado em 200 milhões de dólares, dos quais metade é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
 
“Muito feliz em poder estar nesse momento contribuindo com o desenvolvimento de João Pessoa, principalmente quando pessoas estão saindo da situação de vulnerabilidade para terem uma grande qualidade social. Ordens de serviço como essa têm me motivado diariamente a trabalhar pela cidade”, afirmou Diego.
 
Os estudos devem levar até três meses e vão servir de base para a empresa responsável pelos projetos executivos. “O trabalho vai permitir uma análise segura pra saber que tipo de solo há no local e que tipo de obra pode ser executado”, lembrou Elizeu.
 
Essa é só uma das etapas do Programa João Pessoa Sustentável, que vai levar também aos moradores do CBR toda a urbanização, esgotamento sanitário e equipamentos públicos necessários para que eles tenham qualidade de vida. O Complexo terá ainda um Plano de Desenvolvimento Comunitário pensado para gerar desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade ambiental, geração de trabalho e renda e inclusão de gênero. Os moradores também vão participar das decisões e propor as soluções.
 
O Rio Jaguaribe, que passa pelas oito comunidades - Vila Tambauzinho, Cafofo Liberdade, Miramar, Tito Silva, Padre Hildon Bandeira, Brasília de Palha, Santa Clara e São Rafael-, vai ser incluído no programa. O único rio urbano que corta a capital vai ser devolvido à cidade completamente revitalizado. A Prefeitura de João Pessoa vai desassorear 15 km do rio e trabalhar para acabar com os pontos de poluição. O projeto contempla ainda um Parque Linear com 2,5 km de extensão com toda infraestrutura.
 
Estudo do solo para projeto habitacional do Complexo Beira Rio teve ordem de serviço assinada nesta segunda-feira Estudo do solo para projeto habitacional do Complexo Beira Rio teve ordem de serviço assinada nesta segunda-feira Reviewed by Marcone Campos on 04:11 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.