recent posts

banner image

2ª Turma do STF, comandada por Gilmar Mendes encerra investigação da Lava Jato contra Vitalzinho


 Por três votos a dois, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (1º), encerrar uma investigação da Lava Jato contra o paraibano, ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Vital do Rêgo foi denunciado pelo Ministério Público Federal e virou réu na Lava Jato no ano passado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A decisão também beneficia o ex-deputado Marco Maia (PT-RS) e determina que os recursos dos dois investigados sejam desbloqueados.

Segundo o MPF, Vital do Rêgo recebeu R$ 3 milhões de Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS, para que os executivos da empreiteira não fossem convocados para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou casos de corrupção na Petrobras.

O ministro do TCU é ex-senador e, quando ainda estava no mandato, presidiu a CPI da Petrobras. A defesa nega que ele tenha cometido irregularidades e afirma que a denúncia causou “estranheza” e “indignação”.

O caso começou a ser julgado no ano passado, quando Gilmar Mendes votou pelo arquivamento das investigações e o ministro Edson Fachin pediu que a definição fosse adiada. 

G1

2ª Turma do STF, comandada por Gilmar Mendes encerra investigação da Lava Jato contra Vitalzinho 2ª Turma do STF, comandada por Gilmar Mendes encerra investigação da Lava Jato contra Vitalzinho Reviewed by Marcone Campos on 06:21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.