recent posts

banner image

Efraim Filho diz que nova MP vai destravar acesso ao crédito


 “Tudo o que vier para desburocratizar é muito bem-vindo”, a declaração é do deputado Efraim Filho (DEM/PB) sobre a Medida Provisória (MP) 1028, publicada nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU). O novo instrumento reedita o texto da MP 958, de 24 de abril de 2020, que perdeu sua validade e se limitava exclusivamente a bancos públicos.

De acordo com o líder do Democratas, Efraim Filho, dessa maneira, a dispensa de apresentação de comprovantes de regularidade para operações de crédito alcançará instituições financeiras públicas e privadas, além de assegurar agilidade na concessão de crédito às empresas e segmentos econômicos afetados pela pandemia do Covid- 19.

Na avaliação do deputado Efraim “a crise é grave em decorrência do vírus”, mas seu olhar continua atento para aqueles que trabalham, que lutam para levar o pão para a mesa das suas famílias.  

A nova redação vai simplificar o processo de análise e concessão de crédito através da dispensa e exigências previstas na legislação em vigor. A principal medida, de acordo com Efraim Filho, é a suspensão temporária (até 30 de junho de 2021) da exigência de apresentação das Certidões Negativas de Débitos (CND) em contratações e renegociações de operações de crédito com as instituições financeiras públicas ou privadas.

A MP em questão permite bancos públicos e privados dispensar nove normas na hora de conceder crédito a pessoas físicas e jurídicas. Entre elas estão a dispensa de apresentação de Certidão Negativa de Débito (CND), a consulta prévia ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) para operações de crédito que envolvam a utilização de recursos públicos e a necessidade de comprovação de quitação de débitos com o FGTS e comprovação do recolhimento do ITR.

O líder disse ainda que vai se debruçar sobre o texto e, se necessário, propor ajustes.

Vale lembrar que as medidas valem somente até o dia 30 de junho.

Efraim Filho diz que nova MP vai destravar acesso ao crédito Efraim Filho diz que nova MP vai destravar acesso ao crédito Reviewed by Marcone Campos on 03:21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.