recent posts

banner image

Cícero Lucena autoriza uso de ferramenta que representa salto tecnológico na gestão

 


O prefeito Cícero Lucena autorizou a implementação do BIM, uma tecnologia inovadora que permite criar, utilizar e atualizar modelos digitais de uma construção em todas as etapas. Com o BIM, ganha-se tempo. Um alvará de construção, por exemplo, que leva dias para ficar pronto, vai passar a ser emitido em até 24 horas.

O sinal verde veio no final da tarde desta segunda-feira (15), na sede da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP). A utilização dessa ferramenta vai permitir desde a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, passando pela execução, até o gerenciamento e manutenção do empreendimento.

Os recursos virão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do João Pessoa Sustentável, e o retorno é garantido. O BIM vai desburocratizar todo o processo de construção, auxiliar no crescimento ordenado da cidade e tornar as obras mais seguras. Vai também acabar com aditivos contratuais e trazer economia para os cofres públicos. A ferramenta já é usada em outras partes do mundo e foi implantada pelo governo federal via decreto (Nº 10.306), em abril de 2020. Agora vai ser uma realidade também em João Pessoa. A ideia é fazer da capital paraibana uma cidade modelo, inteligente, integrada e eficiente.

Como a ferramenta BIM é nova, o prefeito determinou ainda que sejam criados cursos de capacitação para servidores, arquitetos e engenheiros que vão lidar com o sistema. Cícero quer profissionais capacitados. A secretária de Ciência e Tecnologia, Margareth Diniz, ficou com a missão de conseguir parcerias junto a Universidade e Instituto Federais, Sebrae e outras instituições. É tudo pra ontem. “João Pessoa não pode mais esperar”, disse Cícero.

Mais novidades – Na reunião, que contou com a presença do coordenador-geral da UEP, Antônio Elizeu; do coordenador-executivo, Tárcio Pessoa; e do coordenador de Tecnologia da Informação, Bruno Reis, tratou-se ainda de outras questões essenciais para fazer João Pessoa se desenvolver mais e melhor. O novo Plano Diretor da Cidade já está em andamento e será executado por um consórcio formado por duas empresas vencedoras da concorrência. O valor contratado é R$ 2.872.878, que corresponde a 25% do total previsto inicialmente. É dinheiro que sobra para outros investimentos.

Também seguem as desapropriações na Avenida Beira Rio que vai ganhar um Parque e um conjunto habitacional para abrigar em local digno e seguro as famílias que vivem em oito comunidades na área. No Conjunto Saturnino de Brito, Cícero deu a ordem para a instalação de cercas que vão trazer mais segurança para a população. E deu prazo: em 45 dias o problema deixado pela gestão anterior vai estar resolvido.

O prefeito ainda falou do novo projeto de iluminação da cidade. 52 mil lâmpadas vão ser substituídas por LED, o que garante economia e energia limpa. Além de serem mais resistentes, as lâmpadas LED são totalmente recicláveis, não contêm materiais tóxicos e reduzem a emissão de carbono.

A tecnologia – Building Information Modeling (BIM) traduz-se como Modelagem de Informação da Construção e é um conjunto de tecnologias, processos e políticas que permite que várias áreas de atuação possam, de maneira colaborativa, projetar, construir e operar uma edificação ou instalação.

Cícero Lucena autoriza uso de ferramenta que representa salto tecnológico na gestão Cícero Lucena autoriza uso de ferramenta que representa salto tecnológico na gestão Reviewed by Marcone Campos on 03:26 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.