recent posts

banner image

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara com 302 votos


 O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito na noite desta segunda-feira (1º) presidente da Câmara dos Deputados para um mandato de dois anos, no biênio 2021-2022.

Deputado Arthur Lira, de máscara branca, acena a deputados durante sessão para escolha do novo presidente da Câmara 01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado

Ele substitui a Rodrigo Maia (DEM-RJ), que estava no cargo desde 2016, após substituir Eduardo Cunha (MDB-RJ), que havia sido cassado. O alagoano obteve 302 votos contra 145 votos de Baleia Rossi (MDB-SP), o segundo colocado na disputa.

Ao discursar, Lira destacou que a cadeira do presidente da Câmara é giratória, movendo-se para a esquerda e para a direita, para dar a oportunidade a seu ocupante de levar em conta todas as tendências político-ideológicas da Casa.

Após o discurso de posse, Arthur Lira assinou ato em que torna sem efeito a decisão do antecessor de acolher o registro de bloco partidário, liderado pelo PT, realizado fora do prazo. Lira considerou que a decisão de Maia ignorou o que dispõe o regimento interno da Casa.

Com isso, o novo presidente reabriu prazo para registro de candidaturas aos demais cargos da Mesa Diretoria, mas obedecendo o critério da proporcionalidade. Essa providência inviabiliza a pretensão do PT de ocupar a primeira-secretaria e garante ao bloco de apoio do novo presidente mais dois cargos na Mesa.

Ao assumir o cargo, o alagoano disse querer que a Câmara voltasse a ser de “todos os deputados e não de apenas um”. Ele proferiu o discurso de posse ao lado do pai, ex-deputado e ex-senador Benedito de Lira, atual prefeito da Barra de São Miguel.

Somados, os demais candidatos obtiveram quase 70 votos.

Lira é apenas o segundo parlamentar do PP a ser eleito para o cargo mais alto da Mesa Diretora e o terceiro a exercer o cargo. A eleição de Lira também marca uma quebra na hegemonia de PT, MDB e DEM, que elegeram todos os presidentes da Câmara desde 2007.

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara com 302 votos Arthur Lira é eleito presidente da Câmara com 302 votos Reviewed by Marcone Campos on 02:52 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.