recent posts

banner image

Polícia Civil orienta população sobre golpes em leilões de veículos


 Polícia Civil da Paraíba orienta a população a adotar cuidados na hora de participar de leilões de veículos promovidos na internet. Criminosos estão usando a rede para divulgar falsos leilões virtuais e aplicar golpes que podem superar a marca dos R$ 100 mil.

No entanto, algumas medidas simples que podem ser adotadas por qualquer pessoa podem prevenir as fraudes. É o que explica a delegada Josenise Andrade, da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa.

"A pessoa que está interessada em participar de leilões na internet precisa fazer a visita aos veículos antes de qualquer pagamento. A visitação é um direito do interessado em arrematar o bem e deve ser feita antes de fazer qualquer lance ", observa a policial.

"Exigindo fazer a visita antes, o interessado evita de cair em golpe. Se o leilão for uma fraude, o criminoso não terá como apresentar o veículo para ser visitado", completou.

Os sites de leilões oficiais seguem protocolos definidos em lei. Entre outras exigências, precisam ser organizados por leiloeiros cadastrados em junta comercial do Estado. A lista com o nome dos leiloeiros cadastrados na Junta pode ser consultada por qualquer cidadão. A medida pode ajudar a identificar os falsos leiloeiros.

Outra orientação da Polícia Civil é verificar o endereço virtual do site. Ele precisa ser concluído em "com.br".

"Os sites oficiais de leilões possuem o domínio terminado em 'com.br'.  Se houver alguma diferença e o domínio for terminado apenas com o " com" ou "br/ br" ou qualquer outra variação, a pessoa deve desconfiar e não realizar nenhum lance neste de site, porque provavelmente não é idôneo", declarou a delegada.

Por último, a Polícia observa que a ausência do edital pode ser outro indício de fraude.

"Todo leilão tem que ter um edital. O cidadão precisa verificar se esse edital está disponível no site. Se não tiver, é outro sinal de alerta", concluiu.

A Polícia Civil instaurou inquéritos criminais para apurar a ação de criminosos em João Pessoa praticando os golpes envolvendo leilões de veículos.

As pessoas que identificarem qualquer portal com sinais suspeitos de fraude devem acionar a Polícia Civil da Paraíba, por meio do Disque 197 ou através da delegacia mais próxima.

Em João Pessoa, a Delegacia de Defraudações e Falsificações funciona na Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel. 

 

Assessoria de Imprensa. Polícia Civil da Paraíba

Polícia Civil orienta população sobre golpes em leilões de veículos Polícia Civil orienta população sobre golpes em leilões de veículos Reviewed by Marcone Campos on 05:47 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.