recent posts

banner image

Comissão de Educação da ALPB encerra trabalhos de 2020 com aprovação de 28 matérias


 A Comissão de Educação, Cultura e Desportes da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde desta quinta-feira (17), a última reunião extraordinária remota do ano. Foram analisadas 30 matérias, das quais 28 foram aprovadas, uma rejeitada e outra retirada de pauta. Na oportunidade, a deputada Estela Bezerra (PSB), presidente da comissão, apresentou um balanço das atividades realizadas no biênio 2019/2020.

 Entre as matérias aprovadas, destaca-se o projeto de lei 1.351/2019, de autoria do deputado Inácio Falcão, com apenso do projeto de lei do deputado 1.418/2020, do deputado Eduardo Carneiro, que institui a campanha permanente de combate ao racismo nas escolas, eventos esportivos e culturais no estado da Paraíba, e cria o selo “Paraíba Pela Igualdade”.

 Também foi aprovado o projeto de lei 1.278/2019, do deputado Nabor Wanderley, que dispõe sobre a política de promoção da educação socioemocional no Estado da Paraíba; e o 1.368/2019, do presidente Adriano Galdino, que dispõe sobre a obrigação das instituições de ensino privado, que limitam a entrada de alimentos e que fornecem alimentação escolar, disponibilizarem cardápio adequado às necessidades médicas dos estudantes com restrições alimentares comprovadas.

 A Comissão também aprovou o projeto de lei 1.336/2019, de autoria do deputado Jeová Campos, que dispõe sobre a adoção de atividades pedagógicas pelas escolas particulares e públicas sediadas no estado para divulgarem o Código de Trânsito Brasileiro; além do projeto de lei 1.283/2019, de autoria do deputado Cabo Gilberto, que dispõe sobre a obrigação de implantação de espaços de lazer aparelhados para atividades de terceira idade nos programas habitacionais executados no estado.

 Balanço

 Durante a reunião, a deputada Estela Bezerra, presidente da Comissão, fez um balanço das atividades desenvolvidas pelo colegiado no biênio 2019/2020. “Foi um período de muitas dificuldades, de muitas conquistas, que consagra esta comissão e o Poder Legislativo pela produtividade e, acima de tudo, responsabilidade e compromisso com a saúde, segurança e o bem-estar da sociedade paraibana”, disse.

 Foram apresentadas em slides diversas atividades que elevaram ainda mais a presença da Assembleia Legislativa da Paraíba no cenário político nacional. Entre esses importantes eventos, a comissão destaca a realização de uma reunião, com a participação da sociedade civil, que teve como pauta de discussão as medidas emergenciais a serem adotadas durante a pandemia da Covid-19.

 A apresentação também destaca a realização de sessões especiais sobre os 70 anos do jornal Correio das Artes; debate sobre os cortes no orçamento da educação; os 50 anos do trio de forró “Os Três do Nordeste”; debates sobre a situação das quadrilhas juninas na Paraíba; os impactos do programa “Future-se” do governo federal; a liberdade de cátedra; reuniões com estudantes e professores da LECAMPO/CDSA/UFCG, que visitaram a ALPB, reivindicando o conhecimento do perfil da educação do campo no concurso público do magistério – pauta que foi conquistada; além das visitas técnicas nas escolas de Patos e outros municípios

 Estela também destacou as reuniões extraordinárias que debateram temas relevantes como a redução temporária das mensalidades das escolas privadas durante a pandemia; educação remota, calendário escolar e inclusão em tempos de pandemia; a implementação da Lei Aldir Blanc; o novo Fundeb; e a inclusão da fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo (PB), no projeto-piloto do programa Revive do Governo Federal.

 A deputada fez questão de relembra a reunião extraordinária sobre o centenário de Paulo Freire, que contou com a participação do professor Paulo Afonso Brito, representante do Nordeste no Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL).

 

Comissão de Educação da ALPB encerra trabalhos de 2020 com aprovação de 28 matérias Comissão de Educação da ALPB encerra trabalhos de 2020 com aprovação de 28 matérias Reviewed by Marcone Campos on 03:39 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.