recent posts

banner image

A.A. completa hoje 56 anos de aniversário na Paraíba com Seminário para Profissionais

 


Alcoólicos Anônimos realiza nesta quarta-feira (26), das 14h30 às 19h00, o Seminário à Distância para Profissionais e Amigos de A.A., comemorativo aos 56 Anos da Irmandade na Paraíba. O evento objetiva também consolidar sua relação com a comunidade profissional, conta com apoio da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil (JUNAAB)/Comitês e participação de profissionais e leigos amigos de A.A..

O Seminário destina-se aos profissionais das diversas áreas do conhecimento que demonstram interesse pela temática do alcoolismo e o programa de recuperação de Alcoólicos Anônimos. Instituições, entidades e organizações não governamentais estão sendo convidadas para participar e indicar a partir de um a vários profissionais como participantes, dando-lhes a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos a respeito de uma temática que envolve os recursos humanos.

Na programação principal do Seminário constarão as palestras “O Programa de Recuperação de A.A.” – Dr. Luciano Neri, Custódio Não Alcoólico “Classe A” e Tesoureiro II da JUNAAB; “O A.A. e Os Profissionais” – Dra. Ana Olívia, (Amiga de A.A.); “Uma Abordagem à Mulher Alcoólica”, Custódia Alcoólica Nacional “Classe B II”, Maria do Carmo; e “Alcoolismo no Ponto de Vista Psiquiátrico” , Dr. Edvaldo Brilhante (Amigo de A.A.).

A participação será através da plataforma virtual do google meet, acessando o link https://meet.google.com/rjo-umsh-bob. A inscrição é gratuita e feita através de formulário que após preenchido e assinado, deve ser enviado à organização do evento do telefone (83) 98658-4556 (Whatsapp). E-mails: esl@area03pb.aa.org.br; mca@area03pb.aa.org.br; secretaria@area03pb.aa.org.br.

Como o A.A. trabalha com a comunidade profissional

A cooperação com a comunidade profissional é um dos objetivos de A.A. desde os seus primeiros tempos. O movimento tem procurando ampliar sua comunicação com os profissionais, aceitando seus comentários e suas sugestões. Os profissionais e leigos amigos de A.A. tem ajudado essa Irmandade a trabalhar mais efetivamente para alcançar seu propósito comum, que é ajudar as pessoas que sofrem de alcoolismo.

Alcoólicos Anônimos pode servir como um recurso para o profissional que trabalha no campo do alcoolismo através de uma diretriz de “cooperação sem afiliação”. Os profissionais que trabalham como alcoólicos compartilham um objetivo comum com A.A.: ajudar o alcoólico a deixar de beber e a levar uma vida produtiva e saudável. Nesse sentido, A.A. serve como uma fonte de experiências pessoais como o alcoolismo e também como alternativa de apoio contínuo para a recuperação de alcoólicos.

Atualmente muitos membros de A.A. chegam ao A.A. enviados por tribunais e instituições de tratamento. Outros chegam de livre e espontânea vontade, outros não. A.A. não faz discriminação contra nenhum possível membro. Quem fez o encaminhamento não é o que a A.A., mas é o bebedor problema que desperta o seu interesse. Apenas pessoas com problemas de bebida podem participar das reuniões de A.A..

Como fazer o encaminhamento a A.A.

Alcoólicos Anônimos consta nas listas da internet em quase todas as localidades. Alguns profissionais costumam telefonar para A.A. enquanto a pessoa ainda está em seu consultório, dando a oportunidade imediata de estender a mão pedindo ajuda. Outros profissionais procuram saber o endereço e levam o alcoólico ao grupo de A.A..

Em João Pessoa, os profissionais interessados podem entrar em contato com o Escritório de Serviços Locais de A.A. Sede, localizado na Rua da Areia, 743 – Centro – João Pessoa – PB. Telefone (83) 3222-4557/98658-4556. E-mail: esl@area03pb.aa.org.br.

Como Alcoólicos Anônimos chegou à Paraíba

Alcoólicos Anônimos chegou à Paraíba através D. Vilar, ex-combatente da II Guerra Mundial. Ao retornar da Itália, após anos de bebedeiras que só lhe trouxeram problemas e constrangimentos, passou a sofrer seriamente de alcoolismo. Em maio de 1964, ingressou no Grupo de A.A. Lapa, no Rio de Janeiro, e continuou a frequentar as reuniões.

No mês de agosto, retornou ao Nordeste com objetivo de rever os familiares e amigos. Chegando a Pernambuco, no dia 19 de agosto, junto com outros companheiros, realiza a primeira reunião que originou o Grupo de A.A. Recife. Dias depois, D. Villar viajou de Recife à Campina Grande. Seu objetivo era formar o A.A. na Paraíba. Em visita ao amigo e médico, doutor João Ribeiro, conta que parou de beber e que está em Alcoólicos Anônimos. João Ribeiro se interessa pelo assunto e fica fascinado.

Reuniram-se no dia 26 de agosto de 1964, na Rua Monsenhor Sales, o doutor João Ribeiro, a doutora Severina, D. Villar, L. leite, Nelson S. e outras pessoas. Para surpresa de todos, quando proferiam a Oração da Serenidade, que dava início a primeira reunião de Alcoólicos Anônimos em Campina Grande, entrou na sala E. Vilar, irmão de D. Vilar. Disse que aceitava o A.A. e se comprometia a trabalhar pela Obra.

Emocionado e com lágrimas nos olhos, D. Villar entregou ao irmão a primeira ficha de ingresso em A.A.. E Villar, por sua vez, fez o mesmo a L. Leite, que entregou também uma ficha a Nelson S. Assim, teve início a formação do A.A. no Estado da Paraíba

Dados do acervo histórico do A.A. da Paraíba indicam que, depois de três anos da fundação do Grupo Recife e do Grupo Centenário, com a visita de membros do Grupo Recife, no dia 30 de dezembro de 1967, em João Pessoa, aconteceu a primeira reunião, visando à formação do Grupo de A.A. João Pessoa.

Esse grupo, então denominado Grupo de A.A. Tabajaras, por não aceitar homenagear pessoas, funcionou até o mês de abril de 1971. Após um recesso de quase três anos, o movimento retomou suas atividades na Capital e no dia 1º de setembro de 1973, surgiu o Grupo de A.A. Nego, até hoje existente. Os Grupos de A.A. Frei Albino e União são citados como o segundo e o terceiro grupos da Irmandade, formados em João Pessoa.

Patos foi a terceira cidade paraibana a receber Alcoólicos Anônimos, com a formação do Grupo de A.A. Espinharas no dia 13 maio de 1973 e Itaporanga como a quarta com a formação do Grupo de A.A. Redenção do Vale, seguida de Catolé do Rocha, com o surgimento do Grupo de A.A. Agon, fatos ocorridos em 1974. Em abril de 1978 surgiu o Grupo de A.A. Paz e Amor, em Bayeux. No ano seguinte surgiu o Grupo de A.A. Sorriso, em Sousa. A partir da formação daqueles Grupos surgiram outros Grupos em várias cidades da Paraíba.

D. Villar, cofundador do A.A. na Paraíba, natural de Taperoá (PB), faleceu sóbrio em 08 de maio de 1986, com 63 anos e 149 dias de idade. E. Villar, primeiro membro do A.A. paraibano, faleceu sóbrio em 30 de novembro de 1994, com 67 anos e um dia de idade.

56 anos depois

Como resultado desse trabalho, cujo objetivo sadio é o serviço de ajuda ao próximo alcoólico sofredor, hoje a Irmandade de Alcoólicos Anônimos na Paraíba tem três Escritórios de Serviços Locais (ESLs). O primeiro está localizado em João Pessoa, o segundo em Campina Grande e o terceiro em Patos. Dispõe de aproximadamente 180 grupos convencionais em todo o Estado, além de grupos de apoio funcionando em instituições, entidades e empresas.

 

Redação – Por: PAULO CÉSAR GOMES CABRAL.

JORNAL Á PÁGINA



A.A. completa hoje 56 anos de aniversário na Paraíba com Seminário para Profissionais A.A. completa hoje 56 anos de aniversário na Paraíba com Seminário para Profissionais Reviewed by Marcone Campos on 07:17 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.